Professora da UFSC destacada em pesquisa sobre produção científica na área de Acesso Aberto

25/05/2016 15:21

Uma pesquisa que quantifica os principais autores mundiais da produção científica na área de Acesso Aberto listou a professora da UFSC e pesquisadora em Ciência da Informação, Rosângela Schwarz Rodrigues, entre as mais importantes. Com cinco artigos publicados na plataforma avaliada, a professora figurou entre os 22 maiores nomes da área de estudo no assunto dentro da Scopus – segunda maior plataforma de artigos do planeta. A pesquisa foi realizada em conjunto entre professores da Unesp e da Universidad Nacional de La Plata, Argentina.

Para realizar a avaliação, a coleta de dados analisou 1179 publicações, catalogadas no Scopus desde o início da plataforma, em 1982, até 2014, com o software Bibexcel. Na pesquisa, o Brasil figura com 2,2% da produção acadêmica sobre Acesso Aberto no mundo, com um total de 26 artigos. Dentro dos critérios de avaliação estavam, além da quantidade de publicações, as conexões e citações entre os autores nos artigos.

Rosângela – que também foi editora da revista Encontros Bibli, entre 2009 a 2011 – é a única brasileira presente no resultado do estudo. A relevância da professora aumentou por trabalhar com outros nomes da área, como os pesquisadores Ernest Abadal e Remedios Melero, ambos da Espanha. A pesquisadora conta que o benefício desta menção se dá de duas formas: ampliando o número de referências à da UFSC e no respectivo reconhecimento da instituição no mundo.

“Dentro da maior parte dos indicadores científicos de relevância das universidades, um dos mais importantes é o impacto, ou seja, onde é publicado. Toda vez que se publica em periódicos listados em grandes plataformas, o pesquisador contribui para a subida de posição da universidade no ranking mundial de referência.”

Fonte: AGECOM/UFSC