-
Matrícula e início do trimestre letivo 2016/1
Do dia 15 a 19 de FEVEREIRO de 2016, estará disponível, no sistema CAPG, a realização de matrícula pela Internet.
As atividades letivas iniciam no dia 01/03/2016.
Os procedimentos para matrícula foram enviados por email.
As disciplinas a serem ministradas no primeiro trimestre serão:
Disciplina: PCI 330400 – Tópicos Especiais: Competência em informação (3cr) optativa para o mestrado e para o doutorado
Profa.: Dra. Elizete Vieira Vitorino
Horário: Terça-Feira das 08h às 12h
Disciplina: PCI 321400 – Recuperação Inteligente da Informação (3cr) optativa para o mestrado e para o doutorado
Prof.: Dr. Angel F. Godoy Viera
Horário: Terça-Feira das 14h às 18h
Disciplina: PCI 310100 – Informação e comunicação na Sociedade do Conhecimento (3cr) obrigatória para o mestrado e optativa para o doutorado
Profa.: Dra. Mara Eliane Fonseca Rodrigues
Horário: Quarta-Feira das 14h às 18h
Disciplina: PCI 410019 – Epistemologia da Ciência da Informção (3cr) obrigatória para o doutorado, sendo que os alunos do mestrado podem cursar somente como ouvintes
Prof.: Dr. William Barbosa Vianna
Horário: Quinta-Feira das 18h às 21h
Disciplina: PCI410026 – Big Data e Web Semântica (3cr) optativa para o mestrado e para o doutorado
Prof.: Dr. Moisés Lima Dutra
Horário: Sexta-Feira das 08h às 12h
Alunos interessados em cursar disciplinas em outro Programa de Pós-Graduação da UFSC devem verificar junto à secretaria do respectivo programa qual o período de matrícula e o procedimento para a matrícula de alunos regulares de outros cursos, após isso devem encaminhar um email para: ppgcin@contato.ufsc.br contendo o nome do curso, o código e nome da disciplina, o nome do professor, o dia e horário das aulas e a carga horária/créditos. A matrícula é realizada no CAPG pela secretaria do PGCIN após o recebimento do email (sem estas informações a matrícula não será efetuada).
Caso deseje cursar disciplinas em outro curso apenas como aluno ouvinte (sem receber conceito), basta pedir autorização ao professor da disciplina.
Na primeira semana de aula os alunos novos deverão obrigatoriamente apresentar a documentação listada abaixo:
1. Cópia autenticada do diploma de Curso de graduação ou de mestrado;
2. Cópia autenticada da Carteira de Identidade e CPF;
3. Cópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento.
-
SELEÇÃO PARA BOLSA DE PÓS- DOUTORADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: Inscrições homologadas
INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS
EDITAL Nº 010/PGCIN/2015
Dafne Fonseca Alarcon
Januário Albino Nhacuongue
A coordenação do programa entrará em contato para agendar a entrevista.
-
SELEÇÃO PARA BOLSA DE PÓS- DOUTORADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Abertura de inscrições à seleção para BOLSA DE PÓS- DOUTORADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, do Centro de Ciências da Educação/UFSC, segundo decisão do Colegiado.
Estarão abertas, de 25 de janeiro a 05 de fevereiro de 2016, as inscrições à seleção para bolsa de pós-doutorado do PGCIN.
-
Calendário acadêmico 2016
Acesse aqui o calendário acadêmico 2016 do PGCIN.
-
MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – Seleção Turma 2016 – RESULTADO FINAL
CANDIDATOS APROVADOS DOUTORADO
Aprovado em reunião do colegiado realizada no dia 07/12/2015.
Informações sobre BOLSAS e PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA para o primeiro trimestre de 2016 serão divulgadas na primeira semana de fevereiro, por email e através do site do PGCIN.
O primeiro trimestre letivo de 2016 iniciará em 01/03/2016.
A documentação dos candidatos não aprovados deverá ser retirada de 01 à 29 de fevereiro de 2016. A documentação não retirada neste período será descartada.
-
Certificados I Seminário Integrado de Pesquisa em CI
Informamos que os certificados do I Seminário Integrado de Pesquisa em CI estão disponíveis em: http://www.certificado.prpe.ufsc.br/index.php
-
III Seminário de Recuperação da Informação e Tecnologias Avançadas (RITA 2015)
O Grupo de Recuperação e Tecnologias Avançadas (RITA) promove o III Seminário de Recuperação da Informação e Tecnologias Avançadas (RITA 2015).
Dias:
Segunda-feira, 30 de Novembro de 2015 Horário: 18:00 até 22:00h
Terça-feira, 01 de Dezembro de 2015 Horário: 08:00 até 12:00h
Local:
Auditório do Espaço Físico Integrado (EFI-1)
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Campus Universitário, Florianópolis, SC, BR
Coordenada GPS: -27.6007090, -48.5231667
O evento será transmitido via Webconferência (acesse a página do evento para se conectar)
Organização:
Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera
Grupo de Pesquisa de Recuperação da Informação e Tecnologias Avançadas – RITA, CIN/CED/UFSC.
Público-Alvo:
Comunidade acadêmica e comunidade externa.
Inscrições:
Gratuitas na pagina Web do evento
http://rita.ufsc.br:8080/rita/Seminarios_Rita ou no local do evento.
Será emitido certificado de participação.
-
Processo Seletivo Turma 2016 – Horário e local da arguição
Eixo: Organização e preservação do conhecimento
DOUTORADO
DIA: 03/11/2015
LOCAL: sala 302, bloco C do CED14h: Igor Soares Amorim
14h30min: Roberta Pinto MedeirosMESTRADO
DIA: 05/11/2015
LOCAL: sala 302, bloco C do CED13h30min: Barbara Fontes da Cunha
14h: Fernanda Martins D’ávila
14h30min: Juliana Rabelo do Carmo
15h: Leonardo Hermes Lemos
15h30min: Miriam da Rosa
16h: Renata VenturaEixo: Produção e comunicação da informação
DOUTORADO
DIA 03/11/2015
LOCAL: sala 300, bloco C do CED14h: Jorge Moises Kroll do Padro
14h30min: Leticia Silvana dos Santos Estácio
15h: Manuela Soares da Fonseca
15h30min: Orestes Trevisol Neto
16h: Patricia da Silva NeubertMESTRADO
DIA: 05/11/2015
LOCAL: sala 300, bloco C do CED14h30min: Fabio Lorensi do Canto
15h: Juan Carlos Debali
15h30min: Leonardo Lima GüntherEixo: Profissionais da informação, competência informacional e leitura.
DOUTORADO
DIA: 03/11/2015
LOCAL: sala 206, bloco C do CED15h: Camila Koerich Burin
15h30min: Djuli Machado de Lucca
16h: Fabiana Souza de AndradeMESTRADO
DIA: 05/11/2015
LOCAL: sala 206, bloco C do CED14h: Bianca Mara Souza
14h30min: Fernanda Frasson Martendal
15h: Guilherme Goulart Righetto
15h30min: Iole Costa Pinheiro
16h: Nathália Lima Romeiro
16h30min: Tânia Regina de BritoEixo: Informação e tecnologia
DOUTORADO
DIA: 03/11/2015
LOCAL: sala 209, bloco C do CED10h: Eduardo Silveira
10h20min: Flavio Henrique Martins Sartor
10h40min: Josiane Mello
11h: Luciana Cândida Silva
14h: Elisabete Werlang
14h20min: Luiza Helena Goulart da Silva
14h40min: Marcelo Ladislau da Silva
15h: Priscila Machado Borges SenaMESTRADO
DIA: 05/11/2015
LOCAL: sala 209 do Bloco C do CED14h: Antonio Daudt
14h20min: Rayse Kiane de Souza
14h40min: Bernardete Ros Chini
15h: Iuri Noimann Hatsek
15h20min: Dayana Pereira Vieira
15h40min: Jadna Carla Cabral Sousa DutraEixo: Gestão da Informação e do conhecimento
MESTRADO
DIA: 05/11/2015
LOCAL: LABCON – Sala 204, Bloco D do CED14h: Andreia Sousa da Silva
14h20min: Bruna Ferreira
14h40min: Cleuza Diogo Antunes
15h: Eduardo Gonçalves Niederauer
15h20min: Fabio Vazquez Guimarães
15h40min: Flávio Guerrico da Silva
16h: Joana Halta dos Santo
16h20min: Jonatas Jony Furtado Neves
16h40min: Mônica Andrea Brogliatti Rocha
17h: Paula Alicia Lessa Paulo
17h20min: Rafael Fernandes Teixeira da Silva
17h40min: Renata Garcia
18h: Simone Reis Flores -
Processo Seletivo Turma 2016 – Horário e local da prova
PROVA ESCRITA: 04 de novembro de 2015 (quarta-feira)
HORÁRIO: 14h30min.
LOCAL:
MESTRADO
Laboratório de Tecnologia e Conservação Documental (LABTEC) – Sala 202, Bl. D do CED.
DOUTORADO
Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos (LABCON) – Sala 204, Bl. D do CED.
-
MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – Seleção Turma 2016 aprovados na 1ª fase
APROVADOS NA 1ª FASE – Avaliação da proposta de pesquisa de dissertação
MESTRADO
NOME Média das notas do projeto Leonardo Hermes Lemos 8,20 Renata Ventura 8,20 Rafael Fernandes Teixeira da Silva 8,10 Eduardo Gonçalves Niederauer 8,00 Fernanda Frasson Martendal 8,00 Renata Ivone Garcia 7,90 Tânia Regina de Brito 7,70 Dayana Pereira Vieira 7,70 Juliana Rabelo do Carmo 7,70 Iuri Noimann Hatsek 7,60 Fabio Vazquez Guimarães 7,50 Cleuza Diogo Antunes 7,50 Nathália Lima Romero 7,40 Juan Carlos Debali 7,27 Guilherme Goulart Righeto 7,20 Iole Costa Pinheiro 7,10 Rayse Kiane de Souza 7,00 Miriam da Rosa 6,80 Leonardo Lima Günther 6,80 Bernardete Ros Chini 6,60 Jadna Carla Cabral Sousa Dutra 6,60 Barbara Fontes da Cunha 6,60 Paula Alicia Lessa Paulo 6,50 Simone Reis Flores 6,50 Andreia Sousa da Silva 6,50 Fábio Lorensi do Canto 6,47 Fernanda Martins D’ávila 6,33 Bruna Ferreira 6,30 Mônica Andrea Brogliatti Rocha 6,27 Jonatas Jony Furtado Neves 6,20 Flávio Guerrico da Silva 6,00 Antonio Daudt 6,00 Joana Halta dos Santos 6,00 Bianca Mara Souza 6,00 DOUTORADO
NOME Média das notas do projeto Igor Soares Amorim 9,30 Priscila Machado Borges Sena 8,30 Patricia da Silva Neubert 7,90 Manuela Soares da Fonseca 7,90 Letícia Silvana dos Santos Estácio 7,90 Elisabete Werlang 7,90 Marcelo Ladislau da Silva 7,70 Orestes Trevisol Neto 7,30 Fabiana Souza de Andrade 7,30 Camila Koerich Burin 7,30 Jorge Moisés Kroll do Prado 7,20 Luiza Helena Goulart da Silva 7,10 Roberta Pinto Medeiros 7,00 Josiane Mello 7,00 Djuli Machado De Lucca 6,90 Eduardo Silveira 6,47 Luciana Candida Silva 6,27 Flavio Henrique Martins Sartor 6,00 INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Arguição para o candidatos do doutorado: dia 03 de novembro de 2015, horário e local serão divulgados em breve.
Prova escrita para os candidatos do mestrado e doutorado: dia 04 de novembro de 2015, horário e local serão divulgados em breve.
Arguição para o candidatos do mestrado: dias 05 e 06 de novembro de 2015, horário e local serão divulgados em breve.
Pesos de cada etapa da seleção
Mestrado: 30% avaliação do projeto de pesquisa, 30% prova, 30% arguição e 10% análise do currículo.
Doutorado: 20% avaliação do projeto de pesquisa, 30% prova, 30% arguição e 20% análise do currículo








