Sobre o Programa
O Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação foi criado no ano de 2003, Mestrado em Ciência da Informação: Reconhecido pela Portaria MEC 1584/2003, de 20/06/2003 (DOU 23/06/2003, p.19), desde seus inícios visa, a formação de profissionais altamente qualificados e capazes de pesquisar os aspectos teóricos, metodológicos e práticos relativos à produção, comunicação e representação do conhecimento e da informação, assim como, investigar os processos, ambientes, serviços, produtos e sistemas de gestão da informação e do conhecimento.
O programa obteve nota 3 da CAPES na sua primeira de avaliação trienal no ano de 2005, já no triênio concluído no ano de 2009, o PGCIN alcança o conceito 4 e continua seu trabalho, focando no aperfeiçoamento dos processos de pesquisa e formação de profissionais na área da Ciência da Informação.
Como parte do processo evolutivo o PGCIN teve seu projeto de curso de Doutorado em Ciência da Informação: Reconhecido pela Portaria MEC 1077/2012, de 31/08/2012 (DOU 13/09/2012), iniciando a primeira turma em 2013, com 7 alunos. Na avaliação do quadriênio 2010-2013 a CAPES outorga ao programa a nota 4, embora com indicativo pela área para conceito 5. Na avaliação realizada pela CAPES, referente ao período 2013-2016, o PGCIN alcança a nota 5. Na última avaliação correspondente ao período 2017-2020, o Programa trabalhou de forma organizada e com a consciência do seu papel no processo de desenvolvimento científico, regional, nacional e internacional e teve ratificada sua nota 5.
OBJETIVO
Tornar-se um programa de excelência.
MISSÃO
Formar cientistas da informação para o desenvolvimento científico, tecnológico, social e cultural.
VISÃO
Ser um programa de referência internacional comprometido com nossos valores.
VALORES
- Inclusão (igualdade e diversidade)
- Ética
- Inovação
- Competência (qualidade acadêmica)
- Colaboração (harmonia e acolhimento)
- Sustentabilidade
- Comprometimento com a sociedade
SLOGAN
PGCIN excelência em (in)FORMAR
SONHOS
- Que sejamos um ambiente saudável e de excelência.
- Ser referência internacional em pesquisa na Ciência da Informação pra além das suas fronteiras, com um coletivo colaborativo e comprometido com as demandas da sociedade.
- Gostaríamos que a estrutura de apoio e suporte ao PCGIN fosse direcionada para esforços mais qualitativos entre as diversas atividades com fim último de alcançar a excelência com atenção à qualidade.