Projeto MINTER
PROJETO DE MESTRADO INTERINSTITUCIONAL – MINTER
EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
PPGCIN/UFSC – Polícia Federal
Escopo
A proposta nasce a partir da Academia da Polícia Federal, com interesse de qualificação nos setores da instituição com a formação de agentes em nível de mestrado em Ciência da Informação. Em um levantamento preliminar, constatou-se que existiam demandas por capacitação acadêmica nas áreas de gestão, tecnológicas e informacionais. São agentes que desejam aprofundar seus conhecimentos e adquirir habilidades que se aplicam na academia. Inicialmente. foram detectadas necessidades de formação para 20 agentes, porém o PGCIN/UFSC ofertará entre 20 e 25 vagas para este MANTER com agentes de todas as atividades realizadas na Polícia Federal, desde delegados, escrivão, peritos, agentes polícias e outros setores que tenham interesse e perfil condizente ao programa de mestrado.
Portanto, percebe-se que esta parcela inicial de interessados em cursar o PGCIN – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na modalidade de MINTER oferecido pela UFSC, condiz com o perfil e proposta do referido curso, observando que grande parte dos interessados poderia se encaixar perfeitamente conforme as diversas linhas de pesquisa do programa.
Outro fator extremamente relevante é o fato de o programa ter caráter tecnológico e multidisciplinar, o que viabiliza: 1) oportunidade de capacitação disposto no programa de pós-graduação condizente com a formação e carreira exercida pelos servidos da Polícia Federal no quesito de solucionar problemas a partir da informação, e: 2) aumento do intercâmbio de informações, projetos, pesquisas e demais ações entre os agentes e os docentes do PGCIN/UFSC.
Objetivos e Metas
O curso de mestrado MINTER objeto do convênio tem por metas: (1) A formação, em nível de mestrado de até 25 (vinte e cinco) servidores que atuam na Polícia Federal; (2) A inserção dos mestres em ações voltadas a solução de problemas informativos na Polícia Federal.
Nesse sentido, o curso objetiva: (1) Formar mestres de alto nível, comprometidos com o avanço do conhecimento para o exercício, especialmente, da pesquisa. em nível de pós-graduação; (2) Estimular a produção e a socialização do conhecimento no campo da Ciência da Informação; (3) Contribuir para o corpus científico e educacional de novos mestres, visando sua formação profissional no campo da Ciência da Informação, e contextos relacionados.
Impacto da proposta
E importante salientar a real necessidade e importância para a Polícia Federal, como agente de integração e desenvolvimento nacional, a busca permanente pela capacitação de seu quadro funcional, sendo inclusive, conforme já mencionado, meta institucional constante em seu Planejamento, sobretudo por estar sempre em constante busca de solução de problemas informacionais, voltados a questões económicas, políticas, jurídicas e sociais. A universidade por sua vez, tem em seu escopo preparar profissionais para atuar de forma determinante no desenvolvimento da sociedade. Como universidade pública, a Universidade Federal de Santa Catarina tem participado direta, ativa e significativamente com o propósito de desenvolvimento cientifico e tecnológico.
O MINTER PGCIN-UFSC / Polícia Federal, que em sua essência visa formar pessoal de alto nível para “pesquisar aspectos teóricos, metodológicos e práticos relativos à produção, comunicação e representação do conhecimento e da informação”; e “investigar os processos, ambientes, serviços, produtos e sistemas de gestão da informação e do conhecimento” surge como excelente caminho para trilhar esta meta institucional, não só por se tratar de um programa de ótima qualificação e corpo docente de tão renomada universidade, como também pelo seu caráter multidisciplinar capaz de
integrar vários departamentos, cursos e atividades ligadas ao ensino, pesquisa e extensão -fator determinante para o fomento da inovação, desenvolvimento tecnológico e científico, impactando assim, sob diversas perspectivas uma quantidade considerável do quadro funcional da Polícia Federal, bem como suas atividades de pesquisa, projetos e extensão. Por fim, serão impactados entre 20 e 25 agentes, distribuídos em todos os setores da Polícia Federal. Fortalecer laços institucionais e promover parcerias com instituições de renome nacional é para nós apenas um dos impactos benéficos da consolidação desta proposta.
Quadro Docente
- Prof. Dr. Adilson Luiz Pinto
- Profa. Dra. Ana Clara Cândido
- Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera
- Profa. Dra. Camila Monteiro De Barros
- Prof. Dr. Douglas Dyllon Jeronimo De Macedo
- Prof. Dr. Edgar Bisset Alvarez
- Prof. Dr. Enrique Muriel-Torrado
- Prof. Dr. Gustavo Medeiros De Araújo
- Profa. Dra. Luciane Paula Vital
- Prof. Dr. Márcio Matias
- Prof. Dr. Moisés Lima Dutra
- Prof. Dr. Rodrigo De Sales
- Profa. Dra. Rosangela Schwarz Rodrigues
- Prof. Dr. Vinícius Medina Kern
Disciplinas a serem ofertadas
|