Egressa do PGCIN obteve 1° lugar no prêmio REPARQ na categoria Melhor Tese

22/06/2022 17:13

O Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC), PARABENIZA a egressa Camila Schwinden Lehmkuhl, por obter  o 1° lugar na categoria  Tese de Doutorado do Prêmio REPARQ de Pesquisa em Arquivologia 2022.

A tese intitulada “Registros civis no Brasil frente às funções arquivísticas”,  analisou os documentos/arquivos de registro civil no Brasil sob a ótica das funções arquivísticas e a partir dessas reflexões, propôs orientações para o tratamento dos registros civis no Brasil. Através do estabelecimento de uma discussão teórica aprofundada, que conseguiu relacionar as funções arquivísticas a partir das literaturas brasileira e estrangeira e dos diálogos assistidos entre a Arquivologia e outras áreas do conhecimento correlatas e as aplicações das funções arquivísticas nos arquivos de registros civis no Brasil. Os resultados permitiram refletir e identificar que o conjunto documental “registro civil das pessoas naturais” possui especificidades latentes que vão desde a instituição e as normativas que o geram até seu acesso, dando origem a orientações aos registros civis sobre a aplicação das funções arquivísticas no acervo, a partir da simulação de um registro de óbito.

Aproveitamos o momento, para parabenizar também à Profa. Dra. Eva Cristina Leite da Silva, que acompanhou e guiou com alta sapiência o desenvolvimento desta pesquisa.

LEHMKUHL, Camila Schwinden. Registros civis no Brasil frente às funções arquivísticas. 2021. 226 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/227256/PCIN0256-T.pdf?sequence=-1&isAllowed=y

Prof. Dr. Edgar Bisset Alvarez

Coordenador do PGCIN/UFSC