Open Journal Systems (OJS) com editores de revistas da área de Ciência da Informação

14/09/2022 16:04

No dia 14 de setembro, às 16hs, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) promove a live QuartaàsQuatro com o tema “Conversa com editores de revistas usuário do software OJS”.

O Open Journal Systems (OJS), desenvolvido e mantido pela organização sem fins lucrativos Public Knowledge Project (PKP), é uma software livre, de código aberto, amplamente utilizado para criação de portais de periódicos técnicos-científicos, sendo o Brasil um dos países que mais utilizam essa ferramenta. Essa realidade se deve  muito pela ação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), que vem dando suporte a essa tecnologia desde 2005. Entretanto, a ferramenta a ser utilizada no periódico eletrônico é apenas um dos elementos do processo editorial, sendo o papel do editorial o principal.

Nesse sentido, a live QuartaàQuatro, do Ibict,  traz algumas informações  sobre o OJS, seguindo da apresentação de revistas da área de Ciência da Informação, pelos seus editores. Os participantes vão apresentar seus periódicos, dar conselhos a novos editores e convidar autores para publicar nelas. Com isso, a live pretende colaborar com a discussão sobre o OJS e sua relação com a editoria técnico científica.

Conheça os participantes:

• Milton Shintaku – IBICT
  • Edgar Bisset Alvarez- Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação
  • Marcia Regina Silva – Revista InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
  • Paula Carina de Araújo – Revista Atoz: novas práticas em informação e conhecimento