16/05/2022 16:19

Mesa Redonda e entrevista:

Pesquisas em andamento e estágio atual da competência em informação na Espanha e no Brasil

A mesa será composta pelas professoras Dra. Elizete Vieira Vitorino (PGCIN/UFSC) e pela Dra. Aurora Cuevas-Cerveró (UCM), e será mediada pela Profa. Dra. Djuli Machado De Lucca (UNIR).

Data e horário: 31 de maio de 2022 com início às 20 horas (horário de Brasília).
No Canal no YouTube da Revista Encontros Bibli & PGCIN:

Dra. Aurora Cuevas-Cerveró (UCM): Doutora em Documentação (prêmio extraordinário) pela Universidade Carlos III de Madrid (2005) e Pós-doutorada pela Universidade de Brasília (2008 e 2018). Graduada em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade Complutense de Madrid (1987). Atualmente é professora titular na Universidade Complutense de Madrid, Faculdade de Ciências da Documentação. Tem ampla experiência docente e é pesquisadora nacional e internacional na área de Ciência da Informação e Documentação, atuando principalmente nos seguintes temas: competência em informação, inclusão social, cooperação para o desenvolvimento, bibliotecas educativas, leitura e memória. Tem promovido e coordenado o Seminário Hispano Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade realizado anualmente no Brasil e na Espanha, desde o ano de 2010.

Dra. Elizete Vieira Vitorino (PGCIN/UFSC): Bolsista Produtividade CNPq, Nível 2, Processo: 308821/2019-0, a partir de março de 2020. Pós doutora pela Faculdade de Letras (FLUP), da Universidade do Porto (UP), Portugal, no período de jan. 2015 a jan. 2016 por meio da Agência de Fomento CAPES e do Programa Estágio Sênior no Exterior (Processo: BEX 2398/14-1). Doutora em Engenharia de Produção (2004) na área de Mídia e Conhecimento e Educação a Distância (EaD) e Mestre em Engenharia de Produção (1996) na área de Gestão da Qualidade em Bibliotecas, ambas titulações conferidas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em Biblioteconomia pela UFSC (1991). Professora concursada (2006) e pesquisadora do Departamento de Ciência da Informação (CIN), Centro de Ciências da Educação (CED), da UFSC com atuação nos Cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação. Desde o ano de 2006 dedica-se, além do ensino, extensão e administração na UFSC, à pesquisa na área da competência em informação (information literacy). É Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) em nível de mestrado e doutorado, cujas disciplina e orientações se desenvolvem na área da competência em informação. É fundadora e líder do Grupo de Pesquisa GPCIn – Competência em Informação, cadastrado no CNPq e certificado pela UFSC desde o ano de 2006.

Dra. Djuli Machado De Lucca (UNIR): Professora Efetiva do Departamento de Ciência da Informação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em regime de 40 horas/dedicação exclusiva. Doutora em Ciência da Informação (2019) e Mestre em Ciência da Informação (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desenvolve pesquisas relacionadas à competência em informação e ao desenvolvimento desta competência no grupo de idosos. Líder do Grupo de Pesquisa Competência em Informação e Mediação, vinculado à Universidade Federal de Rondônia e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Competência em Informação (GPCIn), vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina.