III ROC em diálogo: bordando artefactos, tejiendo recuerdos

16/10/2023 13:45

II ROC em diálogo: bordando artefactos, tejiendo recuerdos

Entre 23 a 27 de outubro, a UFSC recebe o professor colombiano Víctor Hugo Jiménez Durango para uma série de atividades que compõem o evento “III ROC em Diálogo: Bordando artefactos, Tejiendo recuerdos”, na Biblioteca Central da UFSC.

Professor, artista, historiador, produtor audiovisual e ativista, Víctor Hugo vem à UFSC pela primeira vez e irá ministrar palestras, oficinas e uma disciplina na Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCin).

Exposição – A atividade de abertura será no dia 23/10, às 18h, no hall central da BU, com a exposição “Bordando artefactos, tejiendo recuerdo. Moravia Imaginada. Audiovisuales y memorias”. O evento terá uma conversa com o professor Víctor Hugo, que faz a curadoria.

A exposição foi construída de forma colaborativa com moradores do bairro Moravia. São criações têxteis, bordados, artefatos e arquivos documentais, que trazem memórias e narrativas de transformação social e resistência popular. O trabalho envolveu também a pesquisa sobre a produção de audiovisuais dos últimos 45 anos do setor El Morro.

Palestra e oficina – no dia 24/10, às 18h no auditório da BU, o professor realiza uma palestra sobre o processo de criação da exposição, em que vai tratar de memória, arquivos e patrimônios vivos. Também no dia 24/10, das 20h às 21h30, o professor Víctor ministra uma oficina sobre apropriação documental e de conhecimento através dos arquivos audiovisuais.

Disciplina no PGCIN – Outra atividade a ser realizada pelo professor Víctor Hugo será a disciplina “Informação, audiovisual e memória”, em parceria com o professor Rodrigo de Sales (PGCin/UFSC). Na programação estarão a palestra, a oficina e uma apresentação sobre metodologias de pesquisa colaborativa para construção de memória com vítimas do conflito por violências e desenvolvimento.  As atividades serão de 23 a 26/10, das 18h às 22h no auditório da BU. As inscrições já estão encerradas.

Sobre o evento ROC em Diálogo – O “ROC em diálogo” é um evento organizado pelo Grupo de Pesquisa em Representação e Organização do Conhecimento (ROC), do qual participam professores e estudantes ligados ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) da Universidade Federal de Santa Catarina. Esta terceira edição conta com o apoio da BU (Biblioteca Universitária), do CNPq e da Universidade de Antioquia da Colômbia.

Sobre o professor e artista – Víctor Hugo Jiménez Durango é formado em História pela Universidade Nacional da Colômbia, com mestrado em Memória e Sociedade pela Escuela de Bibliotecología da Universidade de Antioquia. Atualmente faz especialização em “Memórias Coletivas, Direitos Humanos e Resistências” junto ao Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). Víctor Hugo é artista, ativista, documentalista e realizador audiovisual. É especialista em redação, formulação e execução de projetos e produtos cinematográficos, urbanos, de infraestrutura, comunitários, de memória e patrimoniais. Sua especialização abrange história contemporânea, pesquisa social e participativa, memórias do conflito social e armado, músicas de rua, cinematografia, arquivos comunitários e de direitos humanos, trabalho com comunidades, memórias de bairro, juventude, fontes documentais, artes, música, cozinhas regionais, resistência, rotas patrimoniais e culturas urbanas. ORCID https://orcid.org/0000-0003-2413-7979

PROGRAMAÇÃO:

Exposição: ‘Bordando artefactos, tejiendo recuerdos, moravia imaginada: audiovisuales y memorias’
Curadoria: Víctor Hugo Jiménez Durango
Visitação: 23 a 27/10/2023
Local: Hall da BU/UFSC

Abertura da exposição e conversa com o curador
Quando: 23/10/2023 às 18h30
Local: Hall da BU/UFSC

Palestra
Quando: 24/10/2023 às 18h30
Local: Auditório Elke Hering – BU/UFSC

Oficina
“Apropriação documental” (vagas esgotadas)
Quando: 24/10/2023 das 20h às 21h30
Local: Laboratório de Aprendizagem – BU/UFSC

MAIS INFORMAÇÕES: roc@contato.ufsc.br e https://www.instagram.com/roc_ufsc/