Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
  • Matrícula e início do trimestre letivo 2016/1

    Do dia 15 a 19 de FEVEREIRO de 2016, estará disponível, no sistema CAPG, a realização de matrícula pela Internet.

    As atividades letivas iniciam no dia 01/03/2016.

    Os procedimentos para matrícula foram enviados por email.

    As disciplinas a serem ministradas no primeiro trimestre serão:

    Disciplina: PCI 330400 – Tópicos Especiais: Competência em informação (3cr) optativa para o mestrado e para o doutorado

    Profa.: Dra. Elizete Vieira Vitorino

    Horário: Terça-Feira das 08h às 12h

    Disciplina: PCI 321400 – Recuperação Inteligente da Informação (3cr) optativa para o mestrado e para o doutorado

    Prof.: Dr. Angel F. Godoy Viera

    Horário: Terça-Feira das 14h às 18h

    Disciplina: PCI 310100 – Informação e comunicação na Sociedade do Conhecimento (3cr) obrigatória para o mestrado e optativa para o doutorado

    Profa.: Dra. Mara Eliane Fonseca Rodrigues

    Horário: Quarta-Feira das 14h às 18h

    Disciplina: PCI 410019 – Epistemologia da Ciência da Informção (3cr) obrigatória para o doutorado, sendo que os alunos do mestrado podem cursar somente como ouvintes

    Prof.: Dr. William Barbosa Vianna

    Horário: Quinta-Feira das 18h às 21h

    Disciplina: PCI410026 – Big Data e Web Semântica (3cr) optativa para o mestrado e para o doutorado

    Prof.: Dr. Moisés Lima Dutra

    Horário: Sexta-Feira das 08h às 12h

    Alunos interessados em cursar disciplinas em outro Programa de Pós-Graduação da UFSC devem verificar junto à secretaria do respectivo programa qual o período de matrícula e o procedimento para a matrícula de alunos regulares de outros cursos, após isso devem encaminhar um email para: ppgcin@contato.ufsc.br contendo o nome do curso, o código e nome da disciplina, o nome do professor, o dia e horário das aulas e a carga horária/créditos.  A matrícula é realizada no CAPG pela secretaria do PGCIN após o recebimento do email (sem estas informações a matrícula não será efetuada).

    Caso deseje cursar disciplinas em outro curso apenas como aluno ouvinte (sem receber conceito), basta pedir autorização ao professor da disciplina.

    Na primeira semana de aula os alunos novos deverão obrigatoriamente apresentar a documentação listada abaixo:

    1.  Cópia autenticada do diploma de Curso de graduação ou de mestrado;

    2. Cópia autenticada da Carteira de Identidade e CPF;

    3. Cópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento.


  • SELEÇÃO PARA BOLSA DE PÓS- DOUTORADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: Inscrições homologadas

    INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS

    EDITAL Nº 010/PGCIN/2015

    Dafne Fonseca Alarcon

    Januário Albino Nhacuongue

    A coordenação do programa entrará em contato para agendar a entrevista.


  • SELEÇÃO PARA BOLSA DE PÓS- DOUTORADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

    Abertura de inscrições à seleção para BOLSA DE PÓS- DOUTORADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, do Centro de Ciências da Educação/UFSC, segundo decisão do Colegiado.

    Estarão abertas, de 25 de janeiro a 05 de fevereiro de 2016, as inscrições à seleção para bolsa de pós-doutorado do PGCIN.

    Edital Nº 010/PGCIN/2015

    Instrução Normativa nº 001/PGCIN/2015

    Formulário de inscrição

    PORTARIA Nº 086, DE 03 DE JULHO DE 2013, da CAPES


  • Calendário acadêmico 2016

    Acesse aqui o calendário acadêmico 2016 do PGCIN.


  • MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – Seleção Turma 2016 – RESULTADO FINAL

    CANDIDATOS APROVADOS DOUTORADO

    CANDIDATOS APROVADOS MESTRADO

    Aprovado em reunião do colegiado realizada no dia 07/12/2015.

     

    Informações sobre BOLSAS e PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA para o primeiro trimestre de 2016 serão divulgadas na primeira semana de fevereiro, por email e através do site do PGCIN.

    O primeiro trimestre letivo de 2016 iniciará em 01/03/2016.

    A documentação dos candidatos não aprovados deverá ser retirada de 01 à 29 de fevereiro de 2016. A documentação não retirada neste período será descartada.


  • Certificados I Seminário Integrado de Pesquisa em CI

    Informamos que os certificados do I Seminário Integrado de Pesquisa em CI estão disponíveis em: http://www.certificado.prpe.ufsc.br/index.php


  • III Seminário de Recuperação da Informação e Tecnologias Avançadas (RITA 2015)

    O Grupo de Recuperação e Tecnologias Avançadas (RITA) promove o III Seminário de Recuperação da Informação e Tecnologias Avançadas (RITA 2015).

    Dias:

    Segunda-feira, 30 de Novembro de 2015   Horário: 18:00 até 22:00h

    Terça-feira, 01 de Dezembro de 2015    Horário: 08:00 até 12:00h

    Local:

    Auditório do Espaço Físico Integrado (EFI-1)

    Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

    Campus Universitário, Florianópolis, SC, BR

    Coordenada GPS: -27.6007090, -48.5231667

    O evento será transmitido via Webconferência (acesse a página do evento para se conectar)

    Organização:

    Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera

    Grupo de Pesquisa de Recuperação da Informação e Tecnologias Avançadas – RITA, CIN/CED/UFSC.

    Público-Alvo:

    Comunidade acadêmica e comunidade externa.

    Inscrições:

    Gratuitas na pagina Web do evento

    http://rita.ufsc.br:8080/rita/Seminarios_Rita ou no local do evento.

    Será emitido certificado de participação.


  • Processo Seletivo Turma 2016 – Horário e local da arguição

    Eixo: Organização e preservação do conhecimento

    DOUTORADO

    DIA: 03/11/2015
    LOCAL: sala 302, bloco C do CED

    14h: Igor Soares Amorim
    14h30min: Roberta Pinto Medeiros

    MESTRADO

    DIA: 05/11/2015
    LOCAL: sala 302, bloco C do CED

    13h30min: Barbara Fontes da Cunha
    14h: Fernanda Martins D’ávila
    14h30min: Juliana Rabelo do Carmo
    15h: Leonardo Hermes Lemos
    15h30min: Miriam da Rosa
    16h: Renata Ventura

    Eixo: Produção e comunicação da informação

    DOUTORADO

    DIA 03/11/2015
    LOCAL: sala 300, bloco C do CED

    14h: Jorge Moises Kroll do Padro
    14h30min: Leticia Silvana dos Santos Estácio
    15h: Manuela Soares da Fonseca
    15h30min: Orestes Trevisol Neto
    16h: Patricia da Silva Neubert

    MESTRADO

    DIA: 05/11/2015
    LOCAL: sala 300, bloco C do CED

    14h30min: Fabio Lorensi do Canto
    15h: Juan Carlos Debali
    15h30min: Leonardo Lima Günther

    Eixo: Profissionais da informação, competência informacional e leitura.

    DOUTORADO

    DIA: 03/11/2015
    LOCAL: sala 206, bloco C do CED

    15h: Camila Koerich Burin
    15h30min: Djuli Machado de Lucca
    16h: Fabiana Souza de Andrade

    MESTRADO

    DIA: 05/11/2015
    LOCAL: sala 206, bloco C do CED

    14h: Bianca Mara Souza
    14h30min: Fernanda Frasson Martendal
    15h: Guilherme Goulart Righetto
    15h30min:  Iole Costa Pinheiro
    16h: Nathália Lima Romeiro
    16h30min: Tânia Regina de Brito

    Eixo: Informação e tecnologia

    DOUTORADO

    DIA: 03/11/2015
    LOCAL: sala 209, bloco C do CED

    10h: Eduardo Silveira
    10h20min: Flavio Henrique Martins Sartor
    10h40min: Josiane Mello
    11h: Luciana Cândida Silva
    14h: Elisabete Werlang
    14h20min: Luiza Helena Goulart da Silva
    14h40min: Marcelo Ladislau da Silva
    15h: Priscila Machado Borges Sena

    MESTRADO

    DIA: 05/11/2015
    LOCAL: sala 209 do Bloco C do CED

    14h: Antonio Daudt
    14h20min: Rayse Kiane de Souza
    14h40min: Bernardete Ros Chini
    15h: Iuri Noimann Hatsek
    15h20min: Dayana Pereira Vieira
    15h40min: Jadna Carla Cabral Sousa Dutra 

    Eixo: Gestão da Informação e do conhecimento

    MESTRADO

    DIA: 05/11/2015
    LOCAL: LABCON – Sala 204, Bloco D do CED

    14h: Andreia Sousa da Silva
    14h20min: Bruna Ferreira
    14h40min: Cleuza Diogo Antunes
    15h: Eduardo Gonçalves Niederauer
    15h20min: Fabio Vazquez Guimarães
    15h40min: Flávio Guerrico da Silva
    16h: Joana Halta dos Santo
    16h20min: Jonatas Jony Furtado Neves
    16h40min: Mônica Andrea Brogliatti Rocha
    17h: Paula Alicia Lessa Paulo
    17h20min: Rafael Fernandes Teixeira da Silva
    17h40min: Renata Garcia
    18h: Simone Reis Flores


  • Processo Seletivo Turma 2016 – Horário e local da prova

    PROVA ESCRITA: 04 de novembro de 2015 (quarta-feira)

    HORÁRIO: 14h30min.

    LOCAL:

    MESTRADO

    Laboratório de Tecnologia e Conservação Documental (LABTEC) – Sala 202, Bl. D do CED.

    DOUTORADO

    Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos (LABCON) – Sala 204, Bl. D do CED.


  • MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – Seleção Turma 2016 aprovados na 1ª fase

    APROVADOS NA 1ª FASE – Avaliação da proposta de pesquisa de dissertação

    MESTRADO

    NOME Média das notas do projeto
    Leonardo Hermes Lemos 8,20
    Renata Ventura 8,20
    Rafael Fernandes Teixeira da Silva 8,10
    Eduardo Gonçalves Niederauer 8,00
    Fernanda Frasson Martendal 8,00
    Renata Ivone Garcia 7,90
    Tânia Regina de Brito 7,70
    Dayana Pereira Vieira 7,70
    Juliana Rabelo do Carmo 7,70
    Iuri Noimann Hatsek 7,60
    Fabio Vazquez Guimarães 7,50
    Cleuza Diogo Antunes 7,50
    Nathália Lima Romero 7,40
    Juan Carlos Debali 7,27
    Guilherme Goulart Righeto 7,20
    Iole Costa Pinheiro 7,10
    Rayse Kiane de Souza 7,00
    Miriam da Rosa 6,80
    Leonardo Lima Günther 6,80
    Bernardete Ros Chini 6,60
    Jadna Carla Cabral Sousa Dutra 6,60
    Barbara Fontes da Cunha 6,60
    Paula Alicia Lessa Paulo 6,50
    Simone Reis Flores 6,50
    Andreia Sousa da Silva 6,50
    Fábio Lorensi do Canto 6,47
    Fernanda Martins D’ávila 6,33
    Bruna Ferreira 6,30
    Mônica Andrea Brogliatti Rocha 6,27
    Jonatas Jony Furtado Neves 6,20
    Flávio Guerrico da Silva 6,00
    Antonio Daudt 6,00
    Joana Halta dos Santos 6,00
    Bianca Mara Souza 6,00

    DOUTORADO

    NOME Média das notas do projeto
    Igor Soares Amorim 9,30
    Priscila Machado Borges Sena 8,30
    Patricia da Silva Neubert 7,90
    Manuela Soares da Fonseca 7,90
    Letícia Silvana dos Santos Estácio 7,90
    Elisabete Werlang 7,90
    Marcelo Ladislau da Silva 7,70
    Orestes Trevisol Neto 7,30
    Fabiana Souza de Andrade 7,30
    Camila Koerich Burin 7,30
    Jorge Moisés Kroll do Prado 7,20
    Luiza Helena Goulart da Silva 7,10
    Roberta Pinto Medeiros 7,00
    Josiane Mello 7,00
    Djuli Machado De Lucca 6,90
    Eduardo Silveira 6,47
    Luciana Candida Silva 6,27
    Flavio Henrique Martins Sartor 6,00

    INFORMAÇÕES IMPORTANTES

    Arguição para o candidatos do doutorado: dia 03 de novembro de 2015, horário e local serão divulgados em breve.

    Prova escrita para os candidatos do mestrado e doutorado: dia 04 de novembro de 2015, horário e local serão divulgados em breve.

    Arguição para o candidatos do mestrado: dias 05 e 06 de novembro de 2015, horário e local serão divulgados em breve.

    Pesos de cada etapa da seleção

    Mestrado: 30% avaliação do projeto de pesquisa, 30% prova, 30% arguição e 10% análise do currículo.

    Doutorado: 20% avaliação do projeto de pesquisa, 30% prova, 30% arguição e 20% análise do currículo