-
MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – Seleção Turma 2015
INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS
MESTRADO
Linha 1 – ORGANIZAÇÃO, REPRESENTAÇÃO E MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
Adair Felizardo
Aline Cruz
Amanda Vilamoski Severino
Andreia Sousa da Silva
Barbara Lipinski
Camila Schwinden Lehmkuhl
Carla Sousa da Silva
Catia Rejane Lindemann
Cátia Klöhn
Claudete Borsoi
Críchyna da Silva Madalena
Daiana de Lima
Denise Teresa Pacheco
Fernando Scheid
Gislaine da Silva Maciel
Guilherme Goulart Righetto
Heloisa Costa
Iraselma Costa Reis
Leolíbia Luana Linden
Osvaci Amaro Venâncio Júnior
Patricia Cavalheiro Cavalheiro Mattos
Paula Fernanda Fedatto Leal
Rafael Roeck Borges Cassettari
Rafaela Paula Schmitz
Suzy Cristina Rodrigues
Wemylinn Giovana Florencio Andrade
MESTRADOLinha 2 – INFORMAÇÃO, GESTÃO E TECNOLOGIA
Bruno Nahas Altieri
Camilla Reitz Francener
Claudia Carmem Baggio
Cleoci Schneider
Cristiane Aparecida Borghezan Sobieranski
Edna Luz Lampert
Elson Mattos
Friederike Sweekhorst
Geovani José Ghizoni
Jaqueline Santos Bernardo
Jéssica Bedin
Joel Souza
Jorge Luiz Guedes Sant’ana
Kettuly Costa Machado
Leonel Paes Furtado
Márcia Dietrich Santiago
Maria Luiza Jurema Cassotta
Marta Denisczwicz
Mauricio Plaza
Melissa Figueira Fagundes
Myrrena Inácio
Murilo Mauro Silveira
Raffaela Dayane Afonso
Silvia Rogério de Miranda
Suéllem Chrystina Leal da Silva
Tânia Regina Deon Dalfovo
Vanessa dos Santos Grando
Vitor Taga
DOUTORADOLinha 1 – ORGANIZAÇÃO, REPRESENTAÇÃO E MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
Ana Paula Alves Soares
Elisabete Werlang
Fernando Ramos Lengler
Graziela Martins de Medeiros
Jorge Moisés Kroll do Prado
Josiana Florêncio Vieira Régis de Almeida
Leila Cristina Weis
Luciana Mara Silva
Luiza Helena Goulart da Silva
Márcio José Sembay
Miriam de Cassia do Carmo Mattos
Orestes Trevisol Neto
Paula Balbis Garcia
Renata Lira Furtado
Suênia Oliveira Mendes
Tatiana Rossi
Tatianne AkaichiDOUTORADO
Linha 2 – INFORMAÇÃO, GESTÃO E TECNOLOGIA
Alexandre Lucas
Alexandre Ribas Semeler
André Gobbo
Arquelau Pasta
Elder Lopes Barboza
Evelacio Roque Kaufmann
Isabela Cristini Gonçalves de Oliveira
Juliana Fachin
Ketry Gorete Farias dos Passos
Lais Barbudo Carrasco
Nelma Camelo Araujo
Paula Carina de Araújo
Priscila Machado Borges Sena
Simoni Urnau Bonfiglio
Sirlene PintroINSCRIÇÕES NÃO HOMOLOGADAS
Bruno Imhof
Evandro Ribeiro Rodrigues
Viviane Rosa Matos -
ALTERAÇÕES: Disciplina PCI 410003 – Análise da Informação Literária para Crianças
Informamos que a Disciplina PCI 410003 – Análise da Informação Literária para Crianças, ministrada pela Profa. Dra. Clarice Fortkamp Caldin teve suas datas e local alterados:
Novas datas das aulas: 03, 10, 17 e 24/11.
Novo local: sala 619, Bloco A do CED. -
RESULTADO FINAL – SELEÇÃO DE ALUNO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINA ISOLADA 2014/3
RESULTADO FINAL – EDITAL No 006/PGCIN/2014 SELEÇÃO DE ALUNO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINA ISOLADA 2014/3
-
Edital de disciplina isolada 2014 – 3º trimestre
Acesse aqui o Edital de disciplina isolada 2014 – 3º trimestre e a ficha de inscrição.
As inscrições devem ser realizadas no dia 16/09/2014 no horário das 14h às 18h na secretaria do PGCIN.
-
MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – Seleção Turma 2015
Instrução Normativa nº 001/PGCIN/2014, de 16 de julho de 2014.
Trata de critérios para avaliação da produção de candidatos, quando da seleção, ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
Art. 1º – Os candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) terão sua produção técnico-acadêmica avaliada com base nos critérios apresentados nesta instrução normativa. O resultado será utilizado como parte do processo de seleção.
§ 1º – Serão consideradas apenas as atividades técnico-científicas apresentadas no Currículo Lattes, e comprovadas através de documentação entregue no momento da entrevista para os candidatos de doutorado e no momento da prova escrita dos candidatos de mestrado. Este processo somente será exigido se o candidato for aprovado na primeira avaliação (projeto de pesquisa).
Art. 2º – A avaliação dar-se-á com base na produção total do candidato, não havendo limite de período de avaliação.
Art. 3º – Para fins de avaliação das produções científica e técnica, bem como a experiência acadêmica e profissional, será utilizada a tabela a continuação para pontuação:
PRODUÇÃO CIENTÍFICA/TÉCNICA ATIVIDADES PONTUAÇÃO OBS. Livro de natureza científica e/ou didática completo Até 2 pontos por livro 2 pontos com existência de conselho editorial Capítulo de livro de natureza científica 1 ponto por capítulo Artigo científico em revista Qualis A1 e A2 (Ciências Sociais Aplicadas I) 3 pontos por artigo Artigo científico em revista Qualis B1 e B2 (Ciências Sociais Aplicadas I) 2 pontos por artigo Artigo científico em revista Qualis B3 e B4 (Ciências Sociais Aplicadas I) 1 ponto 1 ponto por ocorrência até o máximo de 5 pontos Artigo científico em revista Qualis B5 e C (Ciências Sociais Aplicadas I) 0,5 ponto 0,5 ponto por ocorrência até o máximo de 3 pontos Trabalhos técnicos e publicações 0,5 ponto Trabalho completo publicado em anais de congresso; Relatório técnico; Organização de livro de natureza científica.0,5 ponto por ocorrência até o máximo de 3 pontos Patentes, registro de softwares. 2 pontos 2 pontos por ocorrência até o máximo de 6 pontos Demais trabalhos técnicos e publicações 0,5 ponto Blog de natureza técnico científica; Reedição de livro de natureza científica e/ou didática revista; Artigo de jornal.0,5 ponto por ocorrência até o máximo de 1,5 pontos ATIVIDADES ACADÊMICAS/PROFISSIONAIS ATIVIDADES PONTUAÇÃO OBS. Orientação concluída de trabalho de Conclusão de Curso de Graduação 0,5 ponto por TCC 0,5 ponto por ocorrência até o máximo de 2,0 pontos Participação em projeto ou atividade de extensão que envolva pesquisa (projeto aprovado em instituição de pesquisa ou ensino) 0,3 ponto por ano 0,3 ponto por ocorrência até o máximo de 1,5 pontos Orientação concluída de Iniciação Científica 0,5 ponto por orientação 0,5 ponto por ocorrência até o máximo de 2,5 pontos Orientação de especialização concluída 0,5 por orientação 0,5 ponto por ocorrência até o máximo 2,5 pontos Disciplinas ministradas no ensino superior 0,5 ponto por disciplina 0,5 ponto por ocorrência até o máximo de 2,5 pontos Participação em programas de intercâmbio internacional em Ciência da Informação ou área correlata 0,5 ponto por semestre completo 0,5 ponto por ocorrência até o máximo de 2,5 pontos Disciplinas cursadas em curso de graduação em outra instituição que não a de sua formação 0,25 ponto por disciplina 0,25 ponto por ocorrência até o máximo de 1 ponto Disciplinas cursadas em curso de pós-graduação stricto sensu 0,5 ponto por disciplina 0,5 ponto por ocorrência até o máximo de 2,5 pontos Experiência Profissional 0,1 ponto por ano 0,1 ponto por ocorrência até o máximo 1,5 pontos Participação em projeto de pesquisa ou de Iniciação Científica como bolsista 1 ponto por ano 1 ponto por ocorrência até o máximo de 3 pontos Monitoria 0,5 ponto por disciplina/período 0,5 ponto por ocorrência até o máximo de 2,5 pontos Participação em projeto de pesquisa ou de Iniciação Científica 0,5 ponto por ano 0,5 ponto por ocorrência até o máximo de 2,5 pontos Participação em congressos como ouvinte, palestrante e organização. 0,5 ponto por participação 0,5 ponto por ocorrência até o máximo de 2,5 pontos Participação em bancas de TCC, Especialização, Mestrado e Doutorado. 0,5 ponto por participação 0,5 ponto por ocorrência até o máximo de 2,5 pontos Formação em cursos de especialização, mestrado e doutorado. 0,5 ponto por curso finalizado 0,5 ponto por ocorrência até o máximo de 2,5 pontos Art. 4º – Esta instrução normativa é válida para o ingresso no ano de 2015.
Florianópolis, 01 de setembro de 2014.
-
PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA PARA O TRIMESTRE 2014/3 – ALUNOS REGULARES DO PGCIN
Do dia 08 a 12 de setembro de 2014, estará disponível, no sistema CAPG, a realização de matrícula pela Internet.
As atividades letivas do terceiro trimestre iniciam no dia 22/09/2014.Procedimentos para matrícula:
1. Você deve acessar http://capg.sistemas.ufsc.br/, informar seu CPF e a senha. Caso este seja seu primeiro acesso ou não lembre mais sua senha você deve clicar em recuperar ou criar senha de acesso;
2. Selecionar o link Pedido de Matrícula (no menu acima);
3. Selecionar as disciplinas que possui interesse em cursar;
4. Confirmar sua escolha pressionando o botão Efetuar Pedido (NÃO é preciso imprimir o comprovante do pedido de matrícula e pegar assinatura do professor da disciplina).
Lembrando que:
– PCI3400-01 ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO I, PCI3400-02 ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO II e PCI3400-03 ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO III são disciplinas para os alunos do MESTRADO que já completaram a carga horária exigida de 20 créditos;
– Alunos que forem cursar ESTÁGIO DE DOCÊNCIA no terceiro trimestre e ainda não entraram com o pedido devem preencher o formulário disponível no site do PGCIN (http://pgcin.paginas.ufsc.br/formularios/), recolher as assinaturas e entregar na secretaria até o dia 12/09, juntamente com o plano de ensino da disciplina na qual vai cursar o estágio de docência. Após a aprovação do de matrícula em estágio de docência na reunião do colegiado, a matrícula é realizada no CAPG pela secretaria do PGCIN;
– Alunos do DOUTORADO que não forem se matricular em nenhuma das disciplinas oferecidas no segundo trimestre devem matricular-se na disciplina PCI410021 Estudos Especiais Doutorado (1 crédito). Lembrando que o orientador deve enviar para o PGCIN o plano de estudos referente às atividades que serão desenvolvidas durante o trimestre.
– Alunos interessados em cursar disciplinas em outro Programa de Pós-Graduação da UFSC devem verificar junto à secretaria do respectivo programa qual o período de matrícula e o procedimento para a matrícula de alunos regulares de outros cursos, após isso devem encaminhar um email para: ppgcin@contato.ufsc.br contendo o nome do curso, o código e nome da disciplina, o nome do professor, o dia e horário das aulas e a carga horária/créditos. A matrícula é realizada no CAPG pela secretaria do PGCIN após o recebimento do email (sem estas informações a matrícula não será efetuada).
As disciplinas oferecidas no terceiro trimestre serão:
– PCI 410003 – Análise da Informação Literária para Crianças (1cr) – OPTATIVA MESTRADO E DOUTORADO
Profa. Clarice F. Caldin
Horário: Segunda-feira das 14h às 18h
Local: LABINFOR
– PCI 321800 – Informação Científica Tecnológica e Empresarial (3cr) – OPTATIVA MESTRADO E DOUTORADO
Prof. Adilson L. Pinto
Horário: Terça-Feira das 08h às 12h
Local: LABCON
– PCI 410020 – Seminários de Tese (3cr) – OBRIGATÓRIA DOUTORADO
Profs. Marisa Brascher e Rosângela S. Rodrigues
Horário: Terça-Feira das 14h às 18h
Local: LABINFOR
– PCI 330404 – Tópicos Especiais: Competência Informacional (3cr) – OPTATIVA MESTRADO E DOUTORADO
Profa. Elizete V. Vitorino
Horário: Quinta-Feira das 14h às 18h
Local: LABINFOR
– PCI 320700 – Planejamento e Gestão de Unidades de Informação (3cr) – OPTATIVA MESTRADO E DOUTORADO
Prof. Gregório J. V. Rados
Horário: Sexta-Feira das 08h às 12h
Local: sala 619 Bloco A CED
– PCI 410013 – Seminários de Pesquisa (2cr) – OBRIGATÓRIA MESTRADO
Profs. Vinícius M. Kern e Moisés L. Dutra
Horário: Sexta-Feira das 14h às 18h
Local: LABINFOR
-
Primeira Semana de Integração da Pós-Graduação de 25 a 27 de agosto
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) e a Associação dos Pós-Graduandos (APG) da UFSC promovem a 1ª Semana de Integração da
Pós-Graduação, de 25 a 27 de agosto, com o tema principal “Internacionalização”. Haverá oficinas e mesas-redondas sobre o tema,
bolsas e experiências no exterior. No dia 25, às 14h, no auditório da Reitoria, será realizada uma Coferência com a presença do
professor Lívio Amaral, diretor de Avaliação da Capes.
-
CONVITE PARA PALESTRA
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) convida para a palestra
Título: ”Competências informacionais e mediáticas em contexto universitário”
Palestrante: Profa. Dra. Fernanda Maria Melo Alves (docente da Universidad Carlos III de Madrid e pós-doutoranda da Universidade Estadual de Londrina)
Data: 25 de agosto de 2014
Hora: 16 horas
Local: Auditório Elke Hering da Biblioteca Central da UFSC -
MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – Seleção Turma 2015
Abertura de inscrições à seleção para os cursos de MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – Turma 2015, do Centro de Ciências da Educação/UFSC.
-
DEFESA DE DISSERTAÇÃO
TÍTULO: “NARRATIVA NO FLUXO DE INFORMAÇÃO DURANTE O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO EM MPEs: um estudo multicaso nos núcleos setoriais e câmaras da ACIF“
AUTOR(A): TATIANA CRISTINA SIQUEIRA DOS SANTOS
BANCA:
Dr. Gregório Jean Varvakis Rados (PGCIN/UFSC – Orientador)
Dr. Vinícius Medina Kern (PGCIN/UFSC – Examinador)
Dra. Edna Lúcia da Silva (PGCIN/UFSC – Examinadora)
Dr. Rolando Vargas Vallejos (CCAD/UCS – Examinador Externo)
Dra. Gleisy Regina Bóries Fachin (CIN/UFSC – Examinadora Suplente)
Dr. Paulo Mauricio Selig (EGC/UFSC – Examinador Suplente)DIA: 30 de junho de 2014.
HORA: 10 horas e 30 minutos.
LOCAL: AUDITÓRIO 1/LED









