Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
  • MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – Seleção Turma 2015

    INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS

    MESTRADO

    Linha 1 – ORGANIZAÇÃO, REPRESENTAÇÃO E MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO

    Adair Felizardo
    Aline Cruz
    Amanda Vilamoski Severino
    Andreia Sousa da Silva
    Barbara Lipinski
    Camila Schwinden Lehmkuhl
    Carla Sousa da Silva
    Catia Rejane Lindemann
    Cátia Klöhn
    Claudete Borsoi
    Críchyna da Silva Madalena
    Daiana de Lima
    Denise Teresa Pacheco
    Fernando Scheid
    Gislaine da Silva Maciel
    Guilherme Goulart Righetto
    Heloisa Costa
    Iraselma Costa Reis
    Leolíbia Luana Linden
    Osvaci Amaro Venâncio Júnior
    Patricia Cavalheiro Cavalheiro Mattos
    Paula Fernanda Fedatto Leal
    Rafael Roeck Borges Cassettari
    Rafaela Paula Schmitz
    Suzy Cristina Rodrigues
    Wemylinn Giovana Florencio Andrade
    MESTRADO

    Linha 2 – INFORMAÇÃO, GESTÃO E TECNOLOGIA

    Bruno Nahas Altieri
    Camilla Reitz Francener
    Claudia Carmem Baggio
    Cleoci Schneider
    Cristiane Aparecida Borghezan Sobieranski
    Edna Luz Lampert
    Elson Mattos
    Friederike Sweekhorst
    Geovani José Ghizoni
    Jaqueline Santos Bernardo
    Jéssica Bedin
    Joel Souza
    Jorge Luiz Guedes Sant’ana
    Kettuly Costa Machado
    Leonel Paes Furtado
    Márcia Dietrich Santiago
    Maria Luiza Jurema Cassotta
    Marta Denisczwicz
    Mauricio Plaza
    Melissa Figueira Fagundes
    Myrrena Inácio
    Murilo Mauro Silveira
    Raffaela Dayane Afonso
    Silvia Rogério de Miranda
    Suéllem Chrystina Leal da Silva
    Tânia Regina Deon Dalfovo
    Vanessa dos Santos Grando
    Vitor Taga
    DOUTORADO

    Linha 1 – ORGANIZAÇÃO, REPRESENTAÇÃO E MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO

    Ana Paula Alves Soares
    Elisabete Werlang
    Fernando Ramos Lengler
    Graziela Martins de Medeiros
    Jorge Moisés Kroll do Prado
    Josiana Florêncio Vieira Régis de Almeida
    Leila Cristina Weis
    Luciana Mara Silva
    Luiza Helena Goulart da Silva
    Márcio José Sembay
    Miriam de Cassia do Carmo Mattos
    Orestes Trevisol Neto
    Paula Balbis Garcia
    Renata Lira Furtado
    Suênia Oliveira Mendes
    Tatiana Rossi
    Tatianne Akaichi

    DOUTORADO

    Linha 2 – INFORMAÇÃO, GESTÃO E TECNOLOGIA

    Alexandre Lucas
    Alexandre Ribas Semeler
    André Gobbo
    Arquelau Pasta
    Elder Lopes Barboza
    Evelacio Roque Kaufmann
    Isabela Cristini Gonçalves de Oliveira
    Juliana Fachin
    Ketry Gorete Farias dos Passos
    Lais Barbudo Carrasco
    Nelma Camelo Araujo
    Paula Carina de Araújo
    Priscila Machado Borges Sena
    Simoni Urnau Bonfiglio
    Sirlene Pintro

    INSCRIÇÕES NÃO HOMOLOGADAS

    Bruno Imhof
    Evandro Ribeiro Rodrigues
    Viviane Rosa Matos


  • ALTERAÇÕES: Disciplina PCI 410003 – Análise da Informação Literária para Crianças

    Informamos que a Disciplina PCI 410003 – Análise da Informação Literária para Crianças, ministrada pela Profa. Dra. Clarice Fortkamp Caldin teve suas datas e local alterados:

    Novas datas das aulas: 03, 10, 17 e 24/11.
    Novo local: sala 619, Bloco A do CED.


  • RESULTADO FINAL – SELEÇÃO DE ALUNO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINA ISOLADA 2014/3

    RESULTADO FINAL – EDITAL No 006/PGCIN/2014 SELEÇÃO DE ALUNO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINA ISOLADA 2014/3


  • Edital de disciplina isolada 2014 – 3º trimestre

    Acesse aqui o Edital de disciplina isolada 2014 – 3º trimestre e a ficha de inscrição.

    As inscrições devem ser realizadas no dia 16/09/2014 no horário das 14h às 18h na secretaria do PGCIN.


  • MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – Seleção Turma 2015

    Instrução Normativa nº 001/PGCIN/2014, de 16 de julho de 2014.

     Trata de critérios para avaliação da produção de candidatos, quando da seleção, ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

    Art. 1º – Os candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) terão sua produção técnico-acadêmica avaliada com base nos critérios apresentados nesta instrução normativa.  O resultado será utilizado como parte do processo de seleção.

    § 1º – Serão consideradas apenas as atividades técnico-científicas apresentadas no Currículo Lattes, e comprovadas através de documentação entregue no momento da entrevista para os candidatos de doutorado e no momento da prova escrita dos candidatos de mestrado. Este processo somente será exigido se o candidato for aprovado na primeira avaliação (projeto de pesquisa).

    Art. 2º – A avaliação dar-se-á com base na produção total do candidato, não havendo limite de período de avaliação.

    Art. 3º – Para fins de avaliação das produções científica e técnica, bem como a experiência acadêmica e profissional, será utilizada a tabela a continuação para pontuação:

    PRODUÇÃO CIENTÍFICA/TÉCNICA
    ATIVIDADES PONTUAÇÃO OBS.
    Livro de natureza científica e/ou didática completo Até 2 pontos por livro 2 pontos com existência de conselho editorial
    Capítulo de livro de natureza científica 1 ponto por capítulo
    Artigo científico em revista Qualis A1 e A2 (Ciências Sociais Aplicadas I) 3 pontos por artigo
    Artigo científico em revista Qualis B1 e B2 (Ciências Sociais Aplicadas I) 2 pontos por artigo
    Artigo científico em revista Qualis B3 e B4 (Ciências Sociais Aplicadas I) 1 ponto 1 ponto por ocorrência até o máximo de 5 pontos
    Artigo científico em revista Qualis B5 e C (Ciências Sociais Aplicadas I) 0,5 ponto 0,5 ponto por ocorrência até o máximo de 3 pontos
    Trabalhos técnicos e publicações 0,5 ponto Trabalho completo publicado em anais de congresso; Relatório técnico; Organização de livro de natureza científica.0,5 ponto por ocorrência até o máximo de 3 pontos
    Patentes, registro de softwares. 2 pontos 2 pontos por ocorrência até o máximo de 6 pontos
    Demais trabalhos técnicos e publicações 0,5 ponto Blog de natureza técnico científica; Reedição de livro de natureza científica e/ou didática revista; Artigo de jornal.0,5 ponto por ocorrência até o máximo de 1,5 pontos
    ATIVIDADES ACADÊMICAS/PROFISSIONAIS
    ATIVIDADES PONTUAÇÃO OBS.
    Orientação concluída de trabalho de Conclusão de Curso de Graduação 0,5 ponto por TCC 0,5 ponto por ocorrência até o máximo de 2,0 pontos
    Participação em projeto ou atividade de extensão que envolva pesquisa (projeto aprovado em instituição de pesquisa ou ensino) 0,3 ponto por ano 0,3 ponto por ocorrência até o máximo de 1,5 pontos
    Orientação concluída de Iniciação Científica 0,5 ponto por orientação 0,5 ponto por ocorrência até o máximo de 2,5 pontos
    Orientação de especialização concluída 0,5 por orientação 0,5 ponto por ocorrência até o máximo 2,5 pontos
    Disciplinas ministradas no ensino superior 0,5 ponto por disciplina 0,5 ponto por ocorrência até o máximo de 2,5 pontos
    Participação em programas de intercâmbio internacional em Ciência da Informação ou área correlata 0,5 ponto por semestre completo 0,5 ponto por ocorrência até o máximo de 2,5 pontos
    Disciplinas cursadas em curso de graduação em outra instituição que não a de sua formação 0,25 ponto por disciplina 0,25 ponto por ocorrência até o máximo de 1 ponto
    Disciplinas cursadas em curso de pós-graduação stricto sensu 0,5 ponto por disciplina 0,5 ponto por ocorrência até o máximo de 2,5 pontos
    Experiência Profissional 0,1 ponto por ano 0,1 ponto por ocorrência até o máximo 1,5 pontos
    Participação em projeto de pesquisa ou de Iniciação Científica como bolsista 1 ponto por ano 1 ponto por ocorrência até o máximo de 3 pontos
    Monitoria 0,5 ponto por disciplina/período 0,5 ponto por ocorrência até o máximo de 2,5 pontos
    Participação em projeto de pesquisa ou de Iniciação Científica 0,5 ponto por ano 0,5 ponto por ocorrência até o máximo de 2,5 pontos
    Participação em congressos como ouvinte, palestrante e organização. 0,5 ponto por participação 0,5 ponto por ocorrência até o máximo de 2,5 pontos
    Participação em bancas de TCC, Especialização, Mestrado e Doutorado. 0,5 ponto por participação 0,5 ponto por ocorrência até o máximo de 2,5 pontos
    Formação em cursos de especialização, mestrado e doutorado. 0,5 ponto por curso finalizado 0,5 ponto por ocorrência até o máximo de 2,5 pontos

    Art. 4º – Esta instrução normativa é válida para o ingresso no ano de 2015.

    Florianópolis, 01 de setembro de 2014.


  • PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA PARA O TRIMESTRE 2014/3 – ALUNOS REGULARES DO PGCIN

    Do dia 08 a 12 de setembro de 2014, estará disponível, no sistema CAPG, a realização de matrícula pela Internet.
    As atividades letivas do terceiro trimestre iniciam no dia 22/09/2014.

    Procedimentos para matrícula:

    1. Você deve acessar http://capg.sistemas.ufsc.br/, informar seu CPF e a senha. Caso este seja seu primeiro acesso ou não lembre mais sua senha você deve clicar em recuperar ou criar senha de acesso;

    2. Selecionar o link Pedido de Matrícula (no menu acima);

    3. Selecionar as disciplinas que possui interesse em cursar;

    4. Confirmar sua escolha pressionando o botão Efetuar Pedido (NÃO é preciso imprimir o comprovante do pedido de matrícula e pegar assinatura do professor da disciplina).

    Lembrando que:

    PCI3400-01 ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO I, PCI3400-02 ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO II e PCI3400-03 ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO III são disciplinas para os alunos do MESTRADO que já completaram a carga horária exigida de 20 créditos;

    – Alunos que forem cursar ESTÁGIO DE DOCÊNCIA no terceiro trimestre e ainda não entraram com o pedido devem preencher o formulário disponível no site do PGCIN (http://pgcin.paginas.ufsc.br/formularios/), recolher as assinaturas e entregar na secretaria até o dia 12/09, juntamente com o plano de ensino da disciplina na qual vai cursar o estágio de docência. Após a aprovação do de matrícula em estágio de docência na reunião do colegiado, a matrícula é realizada no CAPG pela secretaria do PGCIN;

    – Alunos do DOUTORADO que não forem se matricular em nenhuma das disciplinas oferecidas no segundo trimestre devem matricular-se na disciplina PCI410021 Estudos Especiais Doutorado (1 crédito). Lembrando que o orientador deve enviar para o PGCIN o plano de estudos referente às atividades que serão desenvolvidas durante o trimestre.

    – Alunos interessados em cursar disciplinas em outro Programa de Pós-Graduação da UFSC devem verificar junto à secretaria do respectivo programa qual o período de matrícula e o procedimento para a matrícula de alunos regulares de outros cursos, após isso devem encaminhar um email para: ppgcin@contato.ufsc.br contendo o nome do curso, o código e nome da disciplina, o nome do professor, o dia e horário das aulas e a carga horária/créditos.  A matrícula é realizada no CAPG pela secretaria do PGCIN após o recebimento do email (sem estas informações a matrícula não será efetuada).

    As disciplinas oferecidas no terceiro trimestre serão:

    PCI 410003 – Análise da Informação Literária para Crianças (1cr) – OPTATIVA MESTRADO E DOUTORADO

    Profa. Clarice F. Caldin

    Horário: Segunda-feira das 14h às 18h

    Local: LABINFOR

    – PCI 321800 – Informação Científica Tecnológica e Empresarial (3cr) – OPTATIVA MESTRADO E DOUTORADO

    Prof. Adilson L. Pinto

    Horário: Terça-Feira das 08h às 12h

    Local: LABCON

    – PCI 410020 – Seminários de Tese (3cr) – OBRIGATÓRIA DOUTORADO

    Profs. Marisa Brascher e Rosângela S. Rodrigues

    Horário: Terça-Feira das 14h às 18h

    Local: LABINFOR

    – PCI 330404 – Tópicos Especiais: Competência Informacional (3cr) – OPTATIVA MESTRADO E DOUTORADO

    Profa. Elizete V. Vitorino

    Horário: Quinta-Feira das 14h às 18h

    Local: LABINFOR

    – PCI 320700 – Planejamento e Gestão de Unidades de Informação (3cr) – OPTATIVA MESTRADO E DOUTORADO

    Prof. Gregório J. V. Rados

    Horário: Sexta-Feira das 08h às 12h

    Local: sala 619 Bloco A CED

    – PCI 410013 – Seminários de Pesquisa (2cr) – OBRIGATÓRIA MESTRADO

    Profs. Vinícius M. Kern e Moisés L. Dutra

    Horário: Sexta-Feira das 14h às 18h

    Local: LABINFOR


  • Primeira Semana de Integração da Pós-Graduação de 25 a 27 de agosto

     

    UFSC_APG_PRPG_Cartaz_A3_I_Semana_Integracao_2014_2

    A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) e a Associação dos Pós-Graduandos (APG) da UFSC promovem a 1ª Semana de Integração da

    Pós-Graduação, de 25 a 27 de agosto, com o tema principal “Internacionalização”. Haverá oficinas e mesas-redondas sobre o tema,

    bolsas e experiências no exterior. No dia 25, às 14h, no auditório da Reitoria, será realizada uma Coferência com a presença do

    professor Lívio Amaral, diretor de Avaliação da Capes.


  • CONVITE PARA PALESTRA

    O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) convida para a palestra

    Título: Competências informacionais e mediáticas em contexto universitário

    Palestrante: Profa. Dra. Fernanda Maria Melo Alves (docente da Universidad Carlos III de Madrid e pós-doutoranda da Universidade Estadual de Londrina)

    Data: 25 de agosto de 2014
    Hora: 16 horas
    Local: Auditório Elke Hering da Biblioteca Central da UFSC


  • MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – Seleção Turma 2015

    Abertura de inscrições à seleção para os cursos de MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – Turma 2015, do Centro de Ciências da Educação/UFSC.

    ACESSE AQUI OS EDITAIS

    Formulário de inscrição para o Mestrado

    Formulário de inscrição para o Doutorado


  • DEFESA DE DISSERTAÇÃO

    TÍTULO: “NARRATIVA NO FLUXO DE INFORMAÇÃO DURANTE O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO EM MPEs: um estudo multicaso nos núcleos setoriais e câmaras da ACIF 

    AUTOR(A): TATIANA CRISTINA SIQUEIRA DOS SANTOS

    BANCA:

    Dr. Gregório Jean Varvakis Rados (PGCIN/UFSC – Orientador)
    Dr. Vinícius Medina Kern (PGCIN/UFSC – Examinador)
    Dra. Edna Lúcia da Silva (PGCIN/UFSC – Examinadora)
    Dr. Rolando Vargas Vallejos (CCAD/UCS – Examinador Externo)
    Dra. Gleisy Regina Bóries Fachin (CIN/UFSC – Examinadora Suplente)
    Dr. Paulo Mauricio Selig (EGC/UFSC – Examinador Suplente)

    DIA: 30 de junho de 2014.

    HORA: 10 horas e 30 minutos.

    LOCAL: AUDITÓRIO 1/LED