Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
  • Eleições para Coordenação do PGCIN período 2023-2025

    Publicado em 31/05/2023 às 16:37

    Formulário-de-InscriçãoA DIREÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, torna público o Edital para o Processo de eleição para coordenador(a) e subcoordenador(a) do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN/CED/UFSC).

    Estarão abertas, a partir do dia 01 de junho de 2023 até o dia 15 de junho de 2023, as inscrições para Coordenador e Sub-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, para o período de 01 de agosto de 2023 a 30 de julho de 2025.

    Edital

    Formulário de Inscrição


  • Lançamento do edital do Processo Seletivo 2023/2024

    Publicado em 30/05/2023 às 16:38

     

    Nesta quinta-feira dia 01/06, às 19h, no perfil do Instagram @pgcin.ufsc teremos uma live exclusiva de lançamento do edital do Processo Seletivo 2023/2024.
    A live será com o Coordenador do curso Prof. Edgar Bisset Alvarez, com mediação da Mestranda Camila Furtado.
    Contamos com a presença de todos discentes e docentes do programa e demais pessoas interessadas.

    O que? Live de lançamento do edital do Processo Seletivo 2023/2024
    Quando? 01 de junho de 2023
    Horário? a partir das 19h
    Local? Instagram do PGCIN: https://www.instagram.com/pgcin.ufsc/

    PGCIN excelência em (in)FORMAR!


  • Encontros Bibli (Q3. SJR = 0,195) está na lista das 10 melhores revistas científicas Ibero-Americanas de acordo com SCImago Journal & Country Rank

    Publicado em 13/05/2023 às 20:03

     

     

     

    Encontros Bibli (Q3. SJR = 0,195) está na lista das 10 melhores revistas científicas Ibero-Americanas de acordo com SCImago Journal & Country Rank

    ✏️Revistas científicas são ferramentas essenciais para o avanço e disseminação do conhecimento na área de Biblioteconomia e Documentação. Por isso, é importante que as pessoas que trabalham neste setor conheçam as publicações que se destacam pelo seu impacto, influência e prestígio. Para elaborar uma lista das melhores revistas científicas em Biblioteconomia e Ciência da Informação, de acordo com o SCImago Journal & Country Rank , é necessário levar em conta uma série de indicadores para medir seu impacto. Além de citações de três anos, da ponderação das citações e da limitação das autocitações, outros fatores também podem ser considerados, como o número de artigos publicados, a visibilidade da revista em bases de dados e diretórios ou a qualidade da revista, conselho editorial e revisores.

    ✏️Você sabe o que a Encontros Bibli publica?

    ✏️Encontros Bibli publica trabalhos na área das Ciências da Informação – Biblioteconomia, Documentação, Arquivologia, Museologia, Gestão da Informação – e áreas afins resultantes de pesquisas científicas, ensaios teóricos e estudos de caso. Tem como missão contribuir para a divulgação e promoção de novos conhecimentos nas Ciências da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e áreas afins.

    Parabéns a todos os editores da Encontros Bibli, que possamos avançar ainda mais! Viva a Ciência!

    “As revistas científicas são ferramentas essenciais para o avanço e divulgação do conhecimento na área da Biblioteconomia e Documentação”

    🤍💙📚🚀🍀

    Mais informações: https://www.julianmarquina.es/las-mejores-revistas-cientificas-de-iberoamerica-en-la-categoria-library-and-information-sciences-segun-sjr/


  • Edital de Seleção de bolsistas para doutorado sanduíche no exterior

    Publicado em 15/03/2023 às 9:14

    A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFSC torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo às vagas remanescentes de bolsistas de doutorado sanduíche no exterior, disponibilizadas aos Programas de Pós-Graduação vinculados ao Projeto Institucional de Internacionalização (PII) do Programa PRINT-CAPES/UFSC, para início do período de estudos no exterior entre outubro e dezembro de 2023.

    Para mais informações acessar o edital AQUI, formulário de inscrição AQUI


  • Visita dos discentes da Disciplina Sustentabilidade Informacional na CGTEletrosul

    Publicado em 09/03/2023 às 15:28

    Discentes do curso de Mestrado e Doutorado em Ciência da Informação (PGCIN-UFSC), por iniciativa da Disciplina de Sustentabilidade Informacional, ministrada pela Profa. Dra. Marli Dias de Souza Pinto e assessoria do doutorando Genilson Geraldo, visitam a CGTEletrosul com o objetivo de conhecer um case de gestão de sustentabilidade.

    A disciplina de Sustentabilidade Informacional possui o objetivo de incentivar a discussão e a inclusão da pauta da sustentabilidade na Ciência da Informação e promover o desenvolvimento de aplicações básicas da Sustentabilidade Informacional na disseminação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

    A CGTEletrosul, uma companhia de Geração e Transmissão de Energia Elétrica atua no segmento de geração e transmissão de energia e possui o propósito de colocar toda sua energia para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Como também disponibiliza publicamente fontes de informações relacionadas a fatores econômicos, ambientais, sociais e de governança e ao desempenho operacional da companhia. Desta forma, foi um momento de muito aprendizado para os discentes recém ingressos na disciplina realizar esta visita, como forma de inspirar e incentivar discussões e estudos sobre a temática da Sustentabilidade Informacional na Ciência da Informação.

    Agradecemos a CGTEletrosul pela oportunidade e a excelente recepção aos discentes. Em especial nossos agradecimentos aos funcionários Deunézio Cornelian Junior, Gisele Wegner, Márcio Robinson Martinez, Clovis Nicoleit e Marisa Bender por toda atenção antes e durante a nossa visita na empresa

     

     


  • 20 Anos do PGCIN (Programação)

    Publicado em 07/03/2023 às 16:46

     

     


  • Palestra “As Bibliotecas Judiciais e a Agenda 2030: Universalidade e aplicabilidade”

    Publicado em 02/03/2023 às 8:57
    O doutorando Genilson Geraldo estará participando como convidado da 1ª edição do Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário (ENABIJUD), em Brasília, nos dias 16 e 17 de março de 2023.
    Genilson estará ministrando a palestra intitulada “As Bibliotecas Judiciais e a Agenda 2030: Universalidade e aplicabilidade“, com objetivo de apresentar os resultados de sua dissertação de mestrado: “A gestão de sustentabilidade dos tribunais regionais federais: alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a sustentabilidade informacional”, defendida em 2021, sob a orientação da Profa. Dra. Marli Dias de Souza Pinto (PGCIN-UFSC).
    A dissertação teve como objetivo geral, analisar a perspectiva dos bibliotecários servidores, quanto a gestão de sustentabilidade dos Tribunais Regionais Federais e seu alinhamento com os ODS da Agenda 2030. Especificamente, identificar a gestão de sustentabilidade dos Tribunais Regionais Federais; verificar a percepção dos bibliotecários servidores atuantes nos Tribunais Regionais Federal sobre a gestão de sustentabilidade; e compilar a gestão de sustentabilidade informacional dos Tribunais com alinhamento aos 17 ODS.

  • I Seminário do CiMetrias: Pesquisas sobre periódicos científicos do Brasil e Espanha

    Publicado em 23/02/2023 às 11:38

    I Seminário do CiMetrias: Pesquisas sobre periódicos científicos do Brasil e Espanha

    Sobre o evento
    O evento tem o objetivo de compartilhar as pesquisas em andamento da equipe do Grupo CiMetrias, reunindo pesquisadores do Brasil e do exterior, alunos de pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e pós-doutorados da ECA.O caráter científico das pesquisas se enquadra no contexto da área da Ciência da Informação, pautando-se majoritariamente em metodologias quantitativas. O objeto comum às pesquisas reunidas no seminário são os periódicos científicos, com destaque para os exercícios avaliativos que lançam mão de indicadores bibliométricos, indexação em bases de dados e características estruturais dos mesmos. Igualmente, o seminário atenta para a evolução dos periódicos, como veículo de informação, com papel central no processo de comunicação científica, no movimento de abertura da ciência.

    Público alvo
    Estudantes e pesquisadores da área de Ciência da Informação, assim como o crescente número de pesquisadores interessados em pesquisas indicadores utilizados na avaliação de desempenho de periódicos. Adicionalmente, profissionais e pesquisadores interessados na editoria de periódicos são públicos potenciais.
    Local: Auditório Paulo Emílio (sala 200 da ECA-USP)
    4a feira (01-03-2023) – 18:00 – 21:00
    https://goo.gl/maps/e7J6RQGHsS65qcDQ8

    Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=AQfdlu5huNE

    Inscrição para emissão de certificados: https://t.ly/lUVR


  • Mesa Redonda “Ética em Pesquisa na UFSC”

    Publicado em 23/02/2023 às 8:54

     

     

     

    Mesa Redonda “Ética em Pesquisa na UFSC” organizado pelas Pró-Reitorias de Pós-Graduação (PROPG) e Pesquisa e Inovação (PROPESQ) da UFSC que faz parte da Programação das Atividades de Recepção e Acolhimento aos Estudantes da UFSC 2023-1:

     

    Mesa: “Ética em Pesquisa na UFSC”
    Organização: PROPG e PROPESQ
    Data: 10 de março (sexta-feira)
    Horário: 9:00 h
    Local: auditório do Centro Socioeconômico (CSE) com transmissão online no link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/camara-de-pos-graduacao-ufsc
    Moderador: Prof. Rui Daniel Prediger (Superintendente de Pós-Graduação da UFSC)

    Debatedoras: 

    Luciana da Conceição Antunes (Presidente do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFSC)

    Luciana Aparecida Honorato (Presidente do Comitê de Ética no Uso de Animais da UFSC)


  • Depois de 10 anos, reajuste em bolsas de pesquisa

    Publicado em 16/02/2023 às 10:52

     

     

     

    O Governo Federal anuncia o reajuste das bolsas de pesquisa. O reajuste varia entre 25% e 200% nas bolsas de graduação, pós-graduação, de iniciação científica e na Bolsa Permanência em todo o país. Os reajustes vão vigorar a partir de março de 2023.

    Por sua vez, O Governo Federal também vai recompor a quantidade de bolsas oferecidas. No caso do mestrado, por exemplo, em 2015 havia 58,6 mil bolsas, número que caiu para 48,7 mil em 2022, redução de quase 17%. Agora, a estimativa é de que sejam ofertadas 53,6 mil.

    Saiba mais aqui.

    Fonte: Site da Presidência da República Federativa do Brasil (https://www.gov.br/pt-br)